TORNEIO DE POKER - CPP ME - 200K

Torneio com alta jogabilidade



Estrutura

Estrutura

200K GTD

Buy-in: R$ 300 + 30   30.000 Fichas

Late Register até o Final do 6° Nível

Reentrada atéo final do 8° Nível

Programação

Evento Data Late Register Blinds
DIA 1A 02/04/2019 às 19:00 23:20 40 min
DIA 1B 03/04/2019 às 19:00 23:20 40 min
DIA 1C 04/04/2019 às 19:00 23:20 40 min
Dia 1D 05/04/2019 às 19:00 23:20 40 min
DIA 1E 06/04/2019 às 15:00 19:20 40 min
DIA 1F - TURBO 06/04/2019 às 21:00 23:20 20 min
Dia 1G HIPER 06/04/2019 às 23:59 07/04/2019 às 01:10 10 min
DIA 2 07/04/2019 às 15:00 40 min
FINAL 08/04/2019 às 20:00 40 min
Regulamento

  CAMPEONATO PARANAENSE DE POKER CPP 2019 - BODOG 
 
 
REGULAMENTO GERAL 
 
ORGANIZAÇÃO  
 
A Federação Paranaense de Texas Hold’em (FPTH), seguirá neste ano de 2019 no Campeonato Paranaense de Poker (CPP 2019) os padrões de regulamento adotado pela Associação dos Diretores de Torneios de Poker (ADTP) (www.adtpoker.com), contudo, reserva-se o direito de, a seu critério, alterar ou emendar qualquer regra do regulamento, sempre que tal medida for necessária para o bom andamento do torneio. Os participantes serão informados oportunamente de quaisquer alterações que venham a ocorrer. 
 
 
RESPONSABILIDADES 
 
1 - DIRETOR DO TORNEIO E EQUIPE DE SUPERVISÃO: 
 
A Direção do Torneio sempre considerará o melhor interesse em um bom andamento do torneio, com justiça e bom senso como maiores prioridades em seu processo de tomada de decisão. Circunstâncias extraordinárias que venham a ocorrer poderão levar a decisões que, no interesse de manter a disputa justa aos participantes, venha a contradizer regras técnicas. A decisão da Direção do Torneio será sempre final. 
 
2- RESPONSABILIDADE DO COMPETIDOR: 
 
É responsabilidade dos competidores: conferir os dados de sua inscrição e designação de assentos; proteger as suas cartas; tornar as suas intenções claras; acompanhar a ação da mesa; agir na sua vez; defender o seu direito de agir; manter suas cartas visíveis; manter suas fichas empilhadas corretamente; permanecer à mesa quando com uma mão viva; fazer-se ouvir quando houver um erro acontecendo; mover-se para outra mesa rapidamente; respeitar à regra de “um competidor por mão”; conhecer e respeitar as regras gerais deste Regulamento e, em geral, contribuir com a organização do torneio. 
 
 
CRONOGRAMA DOS EVENTOS 
 
LOCAL DO TORNEIO: Os locais de cada etapa do CPP 2019 serão divulgados com antecedência através do site da Federação Paranaense de Texas Hold’em (www.fpth.com.br), bem como nas suas redes sociais. 
  
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CLUBE SEDE – É de inteira responsabilidade do clube sede da etapa, que o ambiente palco do evento seja preparado e esteja de acordo com as exigências da Federação Paranaense de Texas Hold’em. 
 
 
ESTRUTURA DO MAIN EVENT: Campeonato Paranaense de Poker 2019 
 
Inscrição (buy-in) / Re-entrada (re-entry): R$ 330,00 – 30.000 fichas R$ 30,00 (Taxa FPTH) R$ 60,00 (Rake) R$ 240,00 (Premiação) Blinds: 40 Minutos Late Register até o Final do 6º Nível Re-Entradas até o Final do 8º Nível. 
 
 
- Dias Iniciais (1- A/B/C/D/E/F/G e H) 
 
Serão jogados até o 12º nível de blind. No 12º nível de blind de cada dia classificatório, será jogado ¾ do tempo de blind + 5 mãos. 
 
- No Dia 2 – Domingo 
 
Será jogado até a formação da MESA FINAL. 
 
- No Dia 3 (Mesa Final) – Segunda Feira 
 
Será jogado sempre na Segunda-Feira até que se tenha um Campeão. 
 
 
- Jogadores por Mesa 
 
O Torneio será jogado em 9-handed assim que possível 
 
- Mesa Final 
 
A Mesa Final Oficial de todos os eventos será constituída sempre com 9 (nove) jogadores. Deverá haver Hand-for-Handed, na bolha da premiação, e também na Bolha da Mesa Final. 
 
- Action Clock e Time Bank 
 
Para as 5 (cinco) etapas de 2019 haverá a inclusão do Action Clock, mecanismo esse que dará para cada jogador 30 segundo para tomar suas ações. 
 
Distribuição dos Cartões Time Bank (60 segundos cada cartão) (Dias Iniciais - 3 Cartões / Dia 2 – 4 Cartões / Dia 3 – Cartões Restantes do dia anterior 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 
 
Sugere-se a todos os participantes a chegada com antecedência de 1 (uma) hora para o processo de inscrição e encaminhamento às mesas. Os horários de início do torneio, conforme previamente estipulados, serão cumpridos com rigor pela organização do torneio. A organização não se responsabilizará por quaisquer danos pessoais, perdas ou irregularidades no funcionamento de objetos e aparelhos pessoais dos participantes.  
 
 
REAGENDAMENTO/CANCELAMENTO 
 
Se por algum motivo o torneio não puder ser executado como planejado, devido a problemas técnicos, intervenções não autorizadas, fraudes ou outras causas que sejam externas ao controle da organização, que possam de alguma forma, corromper ou afetar a administração, segurança, idoneidade, integridade ou a conduta correta deste torneio, a organização se reserva no direito de, a seu critério, cancelar, encerrar, re-agendar ou suspender, pelo prazo que entenda necessário, o torneio, sem a obrigação de reembolsar ou compensar, de qualquer forma, qualquer competidor, com a exceção da devolução dos valores de inscrição para os competidores já inscritos remanescentes

VAGAS DE SATÉLITES 
As vagas conquistadas em Satélites Online Oficiais pelo site Patrocinador BODOG.COM, são pessoais e intransferíveis, isto é, não são passíveis de serem negociadas, transferidas ou vendidas. Competidores que obtiveram acesso ao torneio via satélites online oficiais poderão ser solicitados a efetuar o login em suas contas para comprovação de identidade. Competidores que obtiveram acesso ao torneio via satélites online que não comparecerem ao torneio até o final do período de inscrições do mesmo para o qual conquistaram uma vaga, abdicam ao direito de sua participação e não farão jus a qualquer reembolso ou ressarcimento. 
 
 
INSCRIÇÕES TARDIAS (LATE REGISTRATIONS) E ALTERNATES 
 
Excepcionalmente, a critério da Direção do Torneio, o horário das inscrições poderá ser prorrogado. Os participantes inscritos durante este período extra, poderão ocupar vagas vazias nas mesas. Caso não existam lugares vazios, os participantes serão considerados como alternates, devendo aguardar competidores serem eliminados da disputa para ocuparem seus lugares. Participantes alternates, constarão de uma lista unificada de espera por sua vaga, não podendo efetuar o cancelamento da sua inscrição. Participantes em alternate receberão um stack completo de fichas 
 
 
LIBERAÇÃO DE IMAGENS E DECLARAÇAO DE PATROCINIO 
 
No momento da inscrição, todos os competidores que efetuarem sua Inscrição concordam e declaram estarem cientes deste regulamento e aceitando todas as suas disposições. O evento será documentado em fotos e vídeo por veículos de comunicação credenciados pela direção geral do torneio. Partes ou a totalidade do evento poderão ser filmadas e transmitidas ao público por televisão aberta e/ou fechada, ou poderá ocorrer o transmissões ao vivo do torneio. Ao se inscrever em qualquer um dos eventos do CPP 2019 – Campeonato Paranaense de Poker 2019, o participante automaticamente autoriza a direção do evento, seus patrocinadores e a mídia/imprensa do evento a efetuar a divulgação de suas imagens e vídeos, internacionalmente, sem restrições em quaisquer meios de mídia. Com exceção daqueles dos quais expressarem por escrito previamente a direção do torneio antes de se inscreverem. Todos os competidores do torneio: - cedem de forma gratuita à organizadora do evento os direitos de imagem e direitos autorais (copyright) de material coletado no evento.  - autorizam a organizadora de o evento ceder às imagens e mídias coletadas a terceiros. - concordam em atender às solicitações dos organizadores do evento para ações publicitárias, promocionais ou informativas durante sua participação. 
  
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- concordam em divulgar informações relativas às suas cartas aos meios de imprensa oficiais do evento e mostrá-las às câmeras na mesa televisionada. A recusa poderá levar à desqualificação do participante, sem direito a reembolso de suas inscrições. - concordam em participar de conferências de imprensa, entrevistas e sessões de fotos durante o evento sempre que solicitados pela direção do torneio. 
 
 
PATROCINADORES E “PATCHS” 
 
A direção do evento reserva-se o direito de, a seu critério, alterar ou emendar qualquer regra do regulamento, sempre que tal medida for necessária ao bom andamento do torneio. Os participantes serão informados oportunamente de quaisquer alterações que venham a ocorrer.  Os competidores poderão utilizar múltiplos logotipos, ‘patches’ ou acessórios promocionais em suas vestimentas desde que cada logotipo, ‘patch’ ou linguagem promocional não ultrapasse a área de 100cm².  Competidores poderão ser patrocinados ou representarem uma empresa ou marca durante o torneio se, e somente se, declarar antes do início da competição, por escrito para direção do torneio, o nome da empresa ou marca. Após o início do torneio, um jogador que não estivesse utilizando um logotipo poderá passar a representar única e exclusivamente um dos patrocinadores oficiais do evento.  Na mesa final, no máximo três participantes serão autorizados a utilizar um logotipo de uma mesma empresa que seja diferente do patrocinador oficial do evento.  Os diretores do evento terão total autonomia em aprovar ou rejeitar itens de vestuário ou acessórios utilizados por competidores durante o evento. A eles também será reservado o direito de tampar, esconder ou remover qualquer logotipo, imagens, palavras utilizadas na vestimenta ou acessórios de competidores que, a seu critério, sejam julgadas impróprias à transmissão ou divulgação pelos meios de mídia disponíveis no evento.  
 
 
PREMIAÇÃO E DESTINAÇÃO DA INSCRIÇÃO 
 
Serão premiados aproximadamente os 10% (dez por cento) dos melhores classificados no torneio, seguindo a tabela de proporções disponível na Tabela de Pay-Outs. O montante relativo a 3,0% (três por cento) da premiação total de cada torneio do CPP 2019 será retido para ser distribuído, na sua totalidade, para a equipe de dealers e ao staff do torneio. 

REALIZAÇÃO DE ACORDOS 
 
É permitida a realização de acordos sobre a premiação. Os acordos devem ser unânimes entre os participantes que estiverem ativos na mesa final. A organização poderá vetar um acordo se julgar que houve constrangimento a um ou mais competidores.  
 
 
CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO 
 
Todos os torneios realizados no CPP 2019, excluindo-se satélites e eventos exclusivos para algum segmento de público (por exemplo, torneios “Ladies only”, Seniors, Freeroll, Imprensa, Staff, etc.), contarão pontos para o ranking. Um jogador, para ser elegível aos prêmios do ranking, deverá ter participado de, no mínimo duas etapas do CPP 2019 e ter sido premiado em pelo menos dois torneios. Apenas jogadores premiados oficialmente terão seus pontos computados. Um acordo entre os jogadores, que objetive aumentar o número de premiados em um torneio, não será levado em consideração. Exemplo: são premiados 24 jogadores e há um acordo na bolha para “salvar” o 25º colocado. O 25º colocado poderá receber a premiação, porém, não será pontuado. Qualquer acordo financeiro entre os jogadores em uma mesa final automaticamente atribuirá a todos os restantes a pontuação relativa à posição do próximo jogador eliminado. Exemplo: um acordo entre os quatro finalistas restantes de um torneio dará pontuação de 4º colocado a todos. 

RANKING 
 
Para a temporada do Campeonato Paranaense de 2019 a Federação Paranaense de Texas Hold’em irá premiar os 10 (dez) melhores colocados do ranking CPP 2019 com um pacote para o BSOP Millions 2019. O pacote inclui Buy-in do Main Event do BSOP Millions 2019 mais R$ 2.000,00 para despesas de viagem (passagens/hospedagem/alimentação). O campeão do ranking além do pacote descrito acima e Bracelete de Campeão Paranaense, terá ainda vaga garantida na Seleção Paranaense para as disputas do Campeonato Brasileiro de Equipes em 2020. O campeão paranaense 2019 será o atleta que somar o maior número de pontos nas 05 (cinco) Etapas que compõem o CPP 2019 (Main Event 200K, K.O, Omaha 10K, High Roller 30K e Last Chance 10K). O primeiro colocado do ranking 2019 será declarado CAMPEÃO PARANAENSE de 2019 caso o mesmo tenha participado de, no mínimo duas etapas do CPP 2019 e ter sido premiado em pelo menos dois torneios. Em caso de empate serão usados os seguintes critérios de desempate:  - Melhor resultado em Main Event;  - Melhor resultado no Torneio de Omaha; - Melhor resultado no High Roller. - Maior quantidade de ITM’s - Maior Premiação Total Acumulada em 2019. 

ESTRUTURA DE TORNEIOS PARALELOS 
 
Torneio KnockOut (K.O) 
 
Inscrição (buy-in) / Re-entrada (re-entry): R$ 170,00 – 20.000 fichas R$ 70,00 (K.O) R$ 20,00 (Rake) R$ 80,00 (Premiação) Blinds: 15 Minutos Entradas e Re-entradas, permitidas até o final do 8º nível de blind. 
 
 
Torneio Ladies 
 
Inscrição (buy-in) / Re-entrada (re-entry): R$ 50,00  – 20.000 fichas R$ 10,00 (Rake) R$ 40,00 (Premiação) Blinds: 15 Minutos Entradas e Re-entradas, permitidas até o final do 8º nível de blind. 

Torneio de Omaha 10K Garantidos 
 
Inscrição (buy-in) / Re-entrada (re-entry): R$ 170,00 – 25.000 fichas R$ 10,00(Staff) R$ 32,00 (Rake) R$ 128,00 (Premiação) Blinds: 20 Minutos Entradas e Re-entradas, permitidas até o final do 8º nível de blind. 
 
 
Torneio de Last Chance 10K Garantidos 
 
Inscrição (buy-in) / Re-entrada (re-entry): R$ 130,00 – 20.000 fichas R$ 10,00(Staff) R$ 26,00 (Rake) R$ 104,00 (Premiação) Blinds: 20 Minutos Entradas e Re-entradas, permitidas até o final do 8º nível de blind. 

Torneio de HIGH ROLLER 30K Garantidos 
 
Inscrição (buy-in) / Re-entrada (re-entry): R$ 1000,00 – 50.000 fichas R$ 200,00 (Rake) R$ 800,00 (Premiação) Blinds: 25 Minutos Entradas e Re-entradas, permitidas até o final do 8º nível de blind. 

REGULAMENTO DE TORNEIOS DE POKER – JUL/2018 
 
 
 
Este é o regulamento de torneios de poker da ADTP. Ele segue o padrão internacional de regulamento da TDA. A ADTP é composta de profissionais de salas de poker de toda a América Latina, cujo objetivo é redigir um conjunto de regras padronizadas para torneios de poker. As regras da ADTP a seguir complementam as “regras da casa” deste torneio.  
 
 
CONCEITOS GERAIS 
 
1. EQUIPE DE SUPERVISÃO / FLOOR: A equipe de supervisão deverá considerar o melhor interesse da disputa e a justiça como  maiores prioridades no processo de tomada de decisão. Circunstâncias incomuns podem exigir uma decisão que se utilize de bom  senso e, no interesse da justiça, tome precedência sobre as regras técnicas. A decisão do pessoal de direção e supervisão do  torneio é final. 
 
2. RESPONSABILIDADE  DO  JOGADOR:  É  responsabilidade  dos  jogadores:  conferir  os  dados  de  sua  inscrição  e  designação  de  assentos; proteger as suas cartas; tornar as suas intenções claras; acompanhar a ação da mesa; agir na sua vez com terminologia  ou gestos apropriados; defender o seu direito de agir; manter suas cartas visíveis; manter suas fichas empilhadas corretamente;  permanecer à mesa quando com uma mão viva; abrir corretamente todas as suas cartas quando concorrer no showdown; fazer‐se  ouvir quando houver um erro acontecendo; pedir tempo quando justificável; mover‐se para outra mesa rapidamente; respeitar à  regra de “um jogador por mão”; conhecer e respeitar as regras; seguir a etiqueta apropriada e, em geral, contribuir com a  organização do torneio. 
 
3. TERMINOLOGIA  E  GESTOS  OFICIAIS  PARA  TORNEIOS  DE  POKER:  Termos  de  apostas  oficiais  são  declarações  simples,  inconfundíveis, feitas em momento oportuno, como: bet (aposta), raise (aumento), call (pagamento), fold (desistir), check (mesa),  all‐in (todas as fichas), pot (apenas na modalidade pot‐limit), e completar. Termos regionais podem atender este padrão. Além  disso, os jogadores devem usar gestos com cautela quando enfrentam uma ação; bater levemente na mesa é um check (mesa).O  uso de linguagem ou gestos fora do padrão é de responsabilidade do jogador, pois pode resultar em uma decisão diferente do  pretendido por ele. É responsabilidade do jogador tornar as suas intenções claras. Veja regras 40 e 49. 
 
4. DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E COMUNICAÇÃO: Os jogadores não podem falar ao telefone enquanto estiverem à mesa de poker.  Toques do telefone, música, etc. devem ser inaudíveis aos outros jogadores. Aplicativos e/ou tabelas de auxílio ao jogo não  poderão ser utilizadas por jogadores que tenham uma mão viva. Outros equipamentos eletrônicos, ferramentas ou utensílios,  fotografias, gravações de vídeos e comunicações não devem criar distúrbio e estarão sujeitos às regras da casa ou regulamentação  de jogo.    5. LÍNGUA OFICIAL: Somente o idioma do país onde o torneio é realizado e o inglês serão permitidos enquanto sentado à mesa.   
 
ACOMODANDO JOGADORES; DESFAZENDO E BALANCEANDO MESAS 
 
6. ACOMODAÇÃO ALEATÓRIA E CORRETA: Assentos de torneios e satélites serão designados aleatoriamente. Um jogador que  comece o torneio em um assento errado e com o montante correto de fichas será movido para o lugar correto e levará seu stack  atual.    7. ALTERNATES, REGISTRO TARDIO E REENTRADAS:   A) Os jogadores em alternates, registros tardios e reentradas receberão stacks completos. Estes serão sorteados aleatoriamente utilizando o mesmo processo e com a mesma oferta de assentos que um novo jogador e jogarão imediatamente, exceto se sentados entre o small blind e o botão. 
 
B) Em eventos com reentradas, se for permitido que um jogador desista das suas fichas para comprar uma nova inscrição, as fichas abandonadas serão removidas do torneio. 
  
 
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8. NECESSIDADES ESPECIAIS: Acomodações para jogadores com necessidades especiais serão feitas quando possível. 
 
9. DESFAZENDO MESAS: Jogadores de uma mesa que foi desfeita terão seus novos assentos designados através de um processo  duplo de randomização. Podem preencher qualquer assento, incluindo o big blind, small blind ou o botão. O único lugar no qual  não receberão uma mão é quando ocuparem um lugar vazio entre o botão e o small blind. Veja o anexo de exemplos. 
 
10. BALANCEANDO MESAS E PARALISANDO O JOGO:   A) Em jogos de flop e modalidades mistas, ao balancear as mesas, o jogador que será o próximo big blind será movido para a pior posição, incluindo sendo big blind sozinho se necessário, mesmo que isto signifique que o assento terá o big blind duas vezes. A pior posição nunca será o small blind. Em eventos de Stud os jogadores serão movidos por posição (a última posição vazia será a primeira a ser preenchida).  
 
B) Em modalidades mistas (por exemplo, HORSE), quando o jogo mudar de Hold’em para Stud, ao final da última mão de Hold’em o botão será movido para a próxima posição como se a mão continuasse de Hold’em e então será paralisado durante o nível de Stud. O jogador movido durante o nível de Stud será aquele que seria o big blind caso a mão fosse de Hold’em. Quando a modalidade retornar ao Hold’em o botão deve estar na posição na qual foi paralisado. 
 
C) A mesa de onde o jogador será movido será especificada por procedimento predeterminado. O jogo deverá ser paralisado em mesas que tenham 3 ou mais jogadores a menos que as demais. D) Em eventos com mesas completas, o jogo deverá ser paralisado em mesas que tenham 3 ou mais jogadores a menos que a mesa com o maior número de jogadores. Em outros formatos (ex: 6-handed e turbos) o jogo será paralisado à critério da direção. O fato de não paralisar o jogo não será motivo para um misdeal e os DTs poderão eleger não paralisar uma mesa à seu critério. À medida que o evento progride, quando administrável e apropriado para o tipo de jogo, as mesas serão mantidas o mais bem equilibradas possível. 
 
11. NÚMERO DE JOGADORES SUGERIDOS NA MESA FINAL: Mesas finais terão o número de jogadores de uma mesa cheia para o  evento mais um jogador. (Ex: eventos 9‐handed terão 10 na mesa final, Stud 8‐handed terão 9, 6‐handed terão 7, etc.) Nenhuma  mesa final terá mais de 10 lugares. Esta regra não se aplica a eventos heads‐up. 
 
POTES / SHOWDOWN 
 
12. DECLARAÇÕES. CARTAS FALAM NO SHOWDOWN: As cartas falam para determinar o vencedor. Declarações verbais sobre o  conteúdo de uma mão não comprometem no showdown; contudo, qualquer jogador que deliberadamente declarar de forma  errônea uma mão poderá ser penalizado. Qualquer jogador, na mão ou não, deve falar se ele acha que um erro está sendo feito na  leitura de mãos ou na entrega do pote. 
 
13. ABRINDO AS CARTAS E INVALIDANDO MÃOS VENCEDORAS  A) A forma correta de abrir as cartas no showdown é 1) colocar todas as suas cartas abertas e 2) permitir que o dealer e os  jogadores possam ler a mão de forma clara. "Todas as cartas" significa que ambas as cartas em Holdem, todas as quatro cartas da  mão em Omaha, todos as 7 cartas em 7‐stud, etc. Os dealers devem ler e anunciar os valores das mãos no showdown.     B) No showdown o jogador deve proteger a sua mão enquanto aguarda que ela seja lida (veja também regra 65). Se um jogador não mostra totalmente as suas cartas, e então as entrega fechadas pensando que ele ganhou, ele o faz por sua conta e risco. Se as cartas não são 100% recuperáveis e identificáveis e a direção decidir que a mão não pode ser claramente lida, o jogador não tem direito ao pote. A decisão do DT sobre se a mão foi suficientemente apresentada é final. 
 
C) Dealers não podem matar uma mão que foi aberta e mostrada corretamente e obviamente é a mão vencedora.  
 
14. CARTAS VIVAS NO SHOWDOWN: Descartar cartas que não foram mostradas corretamente, viradas para baixo, não as torna  automaticamente mortas; um jogador poderá mudar a sua vontade e mostrar as cartas para serem lidas desde que estas  continuem 100% identificáveis e recuperáveis. Cartas são “mortas” pelo dealer quando empurradas para o muck ou de alguma  outra forma tornadas irrecuperáveis e não identificáveis. 
 
15. IRREGULARIDADES NO SHOWDOWN OU AO DESCARTAR:  A) Caso um jogador mostre apenas uma carta que tornaria a sua mão vencedora, o dealer deve avisar ao jogador para abrir todas as cartas. Caso ele se recuse, deve-se chamar um floor. 
 
B) Se um jogador aposta e em seguida descarta suas cartas pensando que ganhou a mão (não se dando conta de que havia mais um jogador na mão), o dealer deve proteger as cartas e chamar um floor. Caso as cartas estejam no muck e não sejam recuperáveis ou identificáveis com 100% de certeza, o participante não terá direito a recuperá-las e não receberá sua aposta de volta. Se o participante apostou ou aumentou a aposta e esta ainda não foi paga, o aumento será retornado ao participante.   16. ABRINDO AS CARTAS PARA ALL‐INS: Todas as cartas de todos os jogadores que chegarem ao showdown devem ser viradas para  cima (abertas) imediatamente quando ao menos um jogador está all‐in e todas as ações de todos os outros jogadores na mão  estiverem encerradas. Nenhum jogador que esteja all‐in ou que tenha pago todas as apostas existentes poderá esconder a sua  mão sem mostrá‐la. Todas as mãos do pote principal e dos potes paralelos devem ser mostradas e estarão vivas. Veja o anexo de  exemplos. 
 
17. SHOWDOWNS SEM ALL‐IN E ORDEM DO SHOWDOWN:   A) Em um showdown sem jogadores all‐in, quando as cartas não são espontaneamente expostas ou descartadas, o DT deverá  aplicar a ordem do showdown. O jogador que fez a última ação agressiva na última rodada de apostas (última street) será o 
  
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primeiro a revelar suas cartas. Se não houve apostas na última rodada de apostas, o jogador que seria o primeiro a falar, caso  houvesse uma rodada de apostas, deverá mostrar suas cartas primeiro (i.e. primeiro assento à esquerda do botão em jogos de  flop, mão alta em stud, mão baixa em razz, etc.). Exceto em casos em que as regras da casa exijam que uma mão seja mostrada na  ordem do showdown, um jogador pode decidir não as mostrar. 
 
B) Um showdown sem all-in é dito incontestado se todos os jogadores, exceto um, descartarem as suas mãos fechadas, sem mostrálas. O último jogador restante com cartas vivas ganhará a mão e não será requerido que ele exiba as suas cartas para receber o pote. 
 
 
 
18. SOLICITANDO VER UMA MÃO:   A) Jogadores que não estejam mais com as suas cartas no showdown ou que as tenham entregado fechadas ao dealer sem exibilas, perdem o direito ou privilégio que venham a ter de pedir para ver outras mãos. Mãos que são exibidas a pedido de outro  jogador são consideradas vivas e concorrem ao pot.    B) A critério da direção, quando houver uma aposta no river, qualquer pagador pode ter o direito de ver as cartas do agressor a  pedido (“a mão que ele pagou para ver”) uma vez que este pagador ainda esteja de posse das suas cartas. A decisão do Diretor do  Torneio será aplicada para todos os outros pedidos como para ver a mão de outro pagador, ou se não houver apostas no river.  Veja anexo de exemplos.    19. JOGANDO COM AS CARTAS COMUNITÁRIAS NO SHOWDOWN: Cada jogador deve mostrar todas as suas cartas quando jogando  com as cartas comunitárias para concorrer ao pote (ver regra 13, A). 
 
20. CONCEDENDO FICHAS INDIVISÍVEIS: Fichas indivisíveis serão divididas nas menores denominações possíveis ainda em jogo.   A) Em jogos de flop quando houver 2 ou mais mãos altas ou duas ou mais mãos baixas, a ficha indivisível irá para o primeiro  jogador à esquerda do botão.   B) Em stud high, razz, e se houver duas ou mais mãos high ou low em stud/8, a ficha indivisível irá para a carta mais alta, por naipe,  dentro do melhor jogo ganhador com 5 cartas.   C) Em jogos H/L, a ficha indivisível no pot total irá para o pot high.   D) Em caso de mãos idênticas no high e no low o pote será dividido o mais igualitário possível. Veja anexo de exemplos. 
 
21. POTES PARALELOS: Cada pote paralelo será separado na mesa. 
 
22. POTES OU MÃOS CONTESTADOS: A declaração de uma mão que foi aberta poderá ser contestada até que a próxima mão comece  (ver regra 23). Erros de contagens ao entregar um pote poderá ser contestado até que haja ação substancial na próxima mão. Caso  uma mão termine durante um intervalo, o direito de qualquer contestação termina 1 minuto após o pote ser entregue ao  ganhador da mão. 
 
PROCEDIMENTOS GERAIS 
 
23. NOVA MÃO E NOVOS LIMITES: Um novo nível não será anunciado antes que o relógio tenha chegado ao zero. Quando o tempo de  nível terminar e um novo nível for anunciado por um membro da organização, o novo nível será aplicado na próxima mão. Uma  mão é iniciada com o primeiro riffle do baralho. Caso seja usado um embaralhador automático, a mão é iniciada quando o botão  verde é pressionado num embaralhador automático ou quando houver troca do dealer. 
 
24. CHIP RACE E COLOR‐UPS PROGRAMADOS:   A) Nos color-ups programados, haverá o chip-race a partir do assento 1, com um máximo de uma única ficha dada a um jogador. Os jogadores não podem ser eliminados de um torneio por perder fichas no chip-race: um jogador que perder a ficha restante em um chip-race receberá uma ficha da mais baixa denominação ainda em jogo. 
 
B) Os jogadores devem ter suas fichas totalmente visíveis e são incentivados a assistir ao chip-race. 
 
C) Se após o chip‐race, o jogador ainda tem fichas de uma denominação removida, elas serão trocadas por denominações atuais só  em igual valor. As fichas de denominação removidas que não completem o total de, pelo menos, o menor valor ainda em jogo,  serão retiradas sem compensação.    25. CARTAS E FICHAS MANTIDAS VISÍVEIS, CONTÁVEIS E MANEJÁVEIS. COLOR UPS NÃO PROGRAMADOS:   A) Os jogadores têm direito a uma estimativa razoável da quantidade de fichas de um oponente, assim, fichas devem ser mantidas  em pilhas contáveis. A ADTP recomenda pilhas limpas cada uma com múltiplos de 20 fichas, como padrão. Os jogadores devem  manter fichas de valor superior visíveis e identificáveis em todos os momentos.    B) O DT irá controlar o número e denominação de fichas em jogo e pode retirá‐las de jogo a seu critério. Color ups não  programados deverão ser anunciados.    C) Jogadores com mãos vivas devem manter suas cartas visíveis em todos os momentos. 
 
26. TROCA DE BARALHOS: A troca de um baralho deve ser efetuada durante a troca de dealer ou na mudança de nível, ou ainda, de  acordo com o procedimento da casa. Jogadores não poderão solicitar a troca do baralho. 
 
27. RECOMPRAS (RE‐BUYS): Um jogador não pode deixar passar uma mão. Se ele anuncia a intenção de recomprar antes da próxima  mão, ele estará jogando assumindo as fichas que entrarão em jogo e é obrigado a recomprar. 
  
 
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  28. RABBIT HUNTING: Não é permitido o “Rabbit hunting”, ou seja, expor cartas que viriam a ser distribuídas, caso a jogada não  estivesse encerrada. 
 
29. SOLICITANDO TEMPO: Caso, a critério do DT, uma quantidade razoável de tempo tenha passado para um jogador realizar uma  ação, o DT pode pedir tempo ou aprovar o pedido de tempo feito por qualquer jogador no torneio. O competidor com o tempo  contado terá até 25 segundos acrescidos de uma contagem regressiva de 5 segundos para se decidir (total de 30 segundos). Se o  competidor  enfrenta  uma  aposta  e  não  houver  uma  ação  até  o  final  da  contagem  a  mão  estará  morta,  caso  não  esteja  enfrentando uma aposta, a ação será pedir mesa. Um empate irá para o jogador. O DT poderá ajustar o tempo permitido para a  ação e tomar outros passos para aderir ao formato do torneio e impedir atrasos persistentes. Veja também regras 2 e 75.   
 
JOGADOR PRESENTE / ELEGÍVEL PARA UMA MÃO 
 
30. AO SEU LUGAR E MÃOS VIVAS: Para ter uma mão viva o jogador deve estar ao seu lugar quando a última carta é distribuída para  todos os competidores no início da mão ou ele terá uma mão imediatamente morta. Jogadores que não estejam naquele  momento aos seus lugares não poderão olhar suas cartas, as quais serão mortas e recolhidas pelo dealer tão logo a distribuição  inicial termine. Seus blinds e antes são cobrados e colocados no pote, e se ele receber uma carta que o faça postar o bring‐in em  stud, que ele irá postar o bring‐in. Um jogador deve estar em seu lugar para solicitar tempo (regra 29). "No seu lugar" significa  dentro do alcance de sua cadeira. Esta regra não se destina a tolerar jogadores estando fora de seus assentos, enquanto não  envolvidos em uma mão.  
 
31. PERMANECENDO À MESA COM AÇÃO PENDENTE: Um jogador com uma mão viva (incluindo jogadores em all‐in ou que tenham  terminado todas as rodadas de apostas) deve permanecer à mesa durante todas as rodadas de apostas até a conclusão do  showdown. Sair da mesa é incompatível com o dever de um jogador para proteger sua mão e acompanhar a ação, e está sujeita a  penalidade. 
 
BOTÃO / BLINDS 
 
32. DEAD BUTTON: O torneio utilizará o dead button. 
 
33. EVITAR OS BLINDS: Um competidor que intencionalmente tentar pular o blind ao ser movido de mesa, sofrerá uma penalidade.  
 
34. BOTÃO QUANDO EM HEADS‐UP: Quando heads‐up, o small blind será o botão e age primeiro pré‐flop e depois pós‐flop e  em todas as rodadas subsequentes. A última carta é distribuída para o botão. O botão pode ser ajustado para evitar que um  competidor pague duas vezes o big blind.  
 
REGRAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CARTAS 
 
35. MISDEALS (PARTIDA INVÁLIDA):   A) Misdeals incluem, mas não estão necessariamente limitados a: 1) duas ou mais cartas expostas na distribuição inicial, 2) a  primeira carta distribuída ao assento errado, 3) cartas distribuídas a um assento que não tem direito a uma mão; 4) um assento  que deveria receber uma mão é deixado de fora; 5) no Stud, se qualquer uma das duas cartas fechadas de qualquer dos jogadores  são expostas por erro do dealer, 6) Em jogos de flop, se uma das duas primeiras cartas distribuídas ou quaisquer outras duas  cartas fechadas são expostas por erro do dealer; 7) Em casos nos quais a integridade do baralho esteja comprometida (cartas  faltantes, ou a mais, ou cartas de baralhos de outro modelo/cor).     B) Os jogadores podem receber duas cartas consecutivas no botão (ver regra 37).    C) Se um misdeal for declarado, a redistribuição deve ser uma exata cópia: o botão não se move, não haverá novos jogadores na  mão e os limites devem permanecer iguais. As cartas são distribuídas aos jogadores em uma punição ou que não estavam em seus  assentos para a mão original (Regra 30) e as suas mãos são mortas após a distribuição. A distribuição original e a redistribuição  contam como uma mão para um jogador cumprindo penalidade, não duas.    D) Se ocorrer ação substancial, um misdeal não pode ser declarado e a mão deve prosseguir.    36. AÇÃO SUBSTANCIAL: Ação substancial é definida como: A) a combinação de duas ações em que pelo menos um jogador  coloque fichas no pote (aposta, aumento ou pagamento); ou B) a combinação de três ações (mesa, aposta, aumento, pagamento  ou desistência). Colocar os blinds não conta como ação substancial. Veja regras 35‐D e 44‐B. 
 
37. BOTÃO  COM  CARTAS  A  MENOS:  Se  o  botão  da  mão  receber  cartas  de  menos  para  a  modalidade,  ele  deve  anunciar  imediatamente. Cartas faltantes para o botão podem ser repostas mesmo que já tenha se passado ação substancial, se permitido  para o tipo de jogo. Contudo, se o botão agir com uma mão com o número incorreto de cartas, sua mão estará morta.    38. CARTAS QUEIMADAS APÓS AÇÃO SUBSTANCIAL: O propósito de se queimar cartas é para proteger o maço de cartas e não para  “preservar a ordem do baralho”. Caso haja ação substancial e uma mão seja morta por ter o número incorreto de cartas, o  conceito de aleatoriedade é aplicado para as cartas distribuídas dali em diante. O maço do baralho será tratado como normal e  uma, e apenas uma carta, será queimada antes de cada nova rodada. Veja anexo de exemplos.     39. FLOP COM QUATRO CARTAS E BOARD PREMATURAMENTE ABERTO: Se o flop contém 4 cartas (invés de 3), sejam estas expostas  ou não, um floor será chamado. O dealer deve embaralhar as 4 cartas fechadas. O floor selecionará aleatoriamente uma carta 
  
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para ser utilizada como a próxima queima e as três cartas restantes serão o flop. Para cartas do board prematuramente expostas,  veja o “Anexo de Irregularidades no Board”. 
 
 
JOGADAS: APOSTAS E AUMENTOS 
 
40. MÉTODOS PARA APOSTAR: VERBALMENTE E COM FICHAS  A: Apostas são feitas verbalmente e/ou colocando fichas à frente. Se um jogador fizer os dois, a primeira ação definirá a aposta. Caso seja simultâneo, uma declaração verbal clara e razoável terá preferência. Caso contrário, as fichas definirão a jogada. Em situações duvidosas ou quando a ação verbal e as fichas se contradizem, o DT determinará a aposta baseado nas circunstâncias e na regra 1. Veja anexo de exemplos. 
 
B: Declarações verbais podem ser gerais (“pago”, “aumento”), um valor específico (“dois mil”) ou ambos (“aumento, dois mil”). 
 
C: Em relação às apostas, apenas declarar um valor específico é o mesmo que silenciosamente colocar à frente o mesmo montante em fichas. Ex: Declarar “duzentos” é o mesmo que colocar à frente 200 em fichas.   41. AGINDO NA VEZ:   A) Jogadores devem agir na sua própria vez verbalmente ou colocando fichas à frente. Declarações verbais na sua própria vez vinculam quaisquer fichas colocadas no pote que devem permanecer no pote. 
 
B) Os jogadores devem esperar por valores da aposta anterior antes de agir. Ex: A diz "aumento" (mas não indica qualquer quantidade), e B e C rapidamente desistem. B e C devem esperar para agir até que o valor exato do aumento seja dito.  
 
42. DECLARAÇÕES VINCULATIVAS / UNDERCALLS NA VEZ:  A) Declarações verbais gerais, na sua própria vez (ex: “pago”, “aumento”) vincula o jogador com a ação completa atual. Veja anexo de exemplos. 
 
B) Um jogador realiza um undercall, declarando ou colocando silenciosamente fichas à frente em um valor menor do que a quantidade necessária para pagar a aposta atual, sem antes anunciar “call / pago”. Um undercall será um call obrigatório quando feito diante de: 1) qualquer aposta quando em heads up; 2) da primeira aposta de abertura, em qualquer rodada de apostas, quando em um pot múltiplo. Em todas as outras situações, o critério do TD será aplicado. Para os fins desta regra, a aposta de abertura será a primeira aposta realizada em qualquer rodada (ou seja, que não um “check”); nos jogos de blinds, o BB é a aposta de abertura préflop. Botões de All-in podem reduzir bastante a frequência de undercalls (Veja procedimentos recomendados 1). Esta regra rege sobre quando um jogador deve pagar a aposta completa e quando, a critério do DT, poderá abrir mão das fichas colocadas no undercall e desistir da mão. 
 
C) Caso dois ou mais undercall aconteçam em sequência, a jogada voltará para o primeiro undercall que deverá corrigir a ação seguindo os preceitos da regra 42-B. O DT determinará como tratar as mãos dos jogadores seguintes baseado nas circunstâncias encontradas. 
 
43. APOSTAS INCORRETAS, UNDERBETS E UNDERRAISES:  A) Em jogos limit e no-limit, o ato de apostar ou aumentar menos que o valor mínimo permitido deve ser corrigido a qualquer momento na rodada de apostas atual (se já no river, a qualquer momento antes de o showdown começar). Ex: NLHE 100-200, pósflop A abre para 600 e B aumenta para 1000 (um underraise de 200). C e D pagam, E desiste e o erro é percebido. Deve-se aumentar a aposta para o total de 1200 para todos os apostadores a qualquer momento antes do turn ser aberto. Após o turn, o erro permanece. Para undercalls, ver regra 42. 
 
B) Em jogos pot-limit, se um jogador apostar o valor do pote com base em uma contagem errada; se a contagem de pote informada for muito alta (uma aposta ilegal), ela será corrigida para todos os jogadores em qualquer ponto da rodada atual; se for muito baixa, deve ser corrigido até que ocorra uma ação substancial após a aposta. Veja anexo de exemplos.   44. AÇÃO FORA DA VEZ (FDV):   A) Quando houver ação fora da vez (check, call, raise) a ação voltará para o jogador correto (de quem é a vez). A ação FDV está sujeita a penalidade e é obrigatória se a ação para o jogador FDV não mudou. Um check, call ou fold do jogador que tem a vez, não muda a ação. Se a ação for modificada, a aposta do FDV não é obrigatória e qualquer aposta ou aumento será devolvida ao jogador FDV, que tem todas as opções, incluindo: pagar, aumentar ou desistir. Um fold FDV permanecerá. Ver anexo de exemplos. 
 
B) Um jogador ignorado por ação FDV deve defender seu direito de agir. Se houve tempo razoável e o jogador ignorado não falou antes de haver ação substancial (regra 36) FDV à sua esquerda, a ação FDV permanecerá. Um floor será chamado para decidir sobre a forma de tratar a mão ignorada incluindo declará-la morta ou permitir apenas ação não agressiva, de acordo com o critério da direção do torneio. Veja anexo de exemplos. 
 
45. MÉTODOS PARA PAGAMENTO: Formas aceitáveis de pagar incluem: A) declarar verbalmente "call" (pagar); B) colocando à frente  fichas no valor da aposta; C) silenciosamente colocando à frente uma ficha de grande valor, ou D) silenciosamente colocando à  frente múltiplas fichas iguais a um pagamento (de acordo com a regra 50). Colocar silenciosamente fichas relativamente pequenas  para a aposta (ex.: NLHE, blinds 2k‐4k A aposta 50k, B, em seguida, coloca silenciosamente uma única ficha de 1k) é não‐padrão, 
  
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fortemente desencorajado, passível de penalidade, e será interpretada a critério TDs, inclusive sendo tratado como um call  completo.    46. MÉTODOS PARA AUMENTAR: Em no‐limit e pot‐limit, um aumento é feito por (1) colocar, em um único movimento a totalidade  das fichas no pote; ou, (2) declaração verbal do valor total antes de colocar fichas no pote; ou, (3) anunciar “aumento” (“raise”),  colocar o valor do pagamento da aposta anterior no pote e completar a ação em um movimento adicional. Na opção C, se  qualquer valor diferente do call, porém menor do que um aumento mínimo é colocado, será tratado como um aumento mínimo.  O competidor é responsável por deixar suas intenções claras.    47. VALORES DOS AUMENTOS:   A) Os aumentos devem ser, no mínimo, do valor da última aposta efetuada ou do último aumento. Se um competidor fizer um  aumento de 50% ou mais do que a maior aposta anterior, mas menor do que um aumento completo, este é obrigado a completar  o aumento para o valor mínimo correto. O aumento será exatamente o mínimo permitido. Caso o valor seja menos de 50%, será  considerado um call, ao menos que um aumento (“raise”) seja declarado previamente ou que o jogador esteja all‐in (regra 50‐B).  Declarar um valor ou colocar à frente um mesmo valor em fichas tem o mesmo tratamento (veja regra 40‐C). Ex: NLHE, a aposta  de abertura é 1000, declarar verbalmente “mil e quatrocentos” ou silenciosamente colocar à frente 1400 em fichas, ambos  significam um call ao menos que um aumento seja antes declarado. Veja o anexo de exemplos.    B) Sem necessitar de maiores definições, declarar um aumento e um valor significa o total da aposta. Ex: A abre com 2000, B  declara “aumento, oito mil”. O valor total da aposta é de 8000.    48. REABRINDO A RODADA DE APOSTAS: Em no‐limit e pot‐limit um aumento all‐in (ou múltiplos aumentos all‐in) que somem menos  do que a totalidade da aposta atual não reabre a ação para um competidor que já tenha agido na rodada e não está enfrentando  pelo menos uma aposta ou um aumento completo quando a ação retorna para ele. Em limit, pelo menos 50% de uma aposta ou  um aumento total é necessário para reabrir as apostas para os jogadores que já atuaram. Ver anexo de exemplos. 
 
49. APOSTAS COM FICHAS DE GRANDE VALOR: Sempre que enfrentando uma aposta, colocar uma única ficha de grande valor  (mesmo quando esta for a única ficha do jogador) será considerado um pagamento se o competidor não anunciar um aumento  antes de a ficha tocar a mesa. Se o competidor anunciar um aumento e colocar uma ficha de grande valor na mesa, mas não  anunciar o tamanho da aposta, essa será do valor da ficha. Quando não enfrentando uma aposta, colocar uma única ficha de  grande valor silenciosamente (sem declarar valor) será considerada uma aposta do valor da ficha. 
 
50. APOSTAS COM MÚLTIPLAS FICHAS:   A) Sempre que enfrentando uma aposta, a não ser que um aumento seja declarado, a utilização de várias fichas em uma aposta  (mesmo quando estas forem as únicas fichas do jogador) será considerada um pagamento se todas estas novas fichas adicionadas  são necessárias para pagar a aposta, ou seja, a remoção de ao menos uma ficha da menor denominação apostada deixaria menos  do que a quantidade para o call. Exemplo 1: Jogador A abre para 400, B aumenta para 1.100 (um aumento de 700), C coloca  silenciosamente uma ficha de 500 e uma ficha de 1.000. Este é apenas um call porque a remoção da ficha de 500 deixa menos do  que a quantidade do call (1.100). Exemplo 2: NLHE 25‐50, pós‐flop o jogador A abre para 1050 e B coloca suas duas últimas fichas  (duas fichas de 1.000). B está pagando a não ser que um aumento ou all‐in seja declarado antes.    B) Caso todas estas novas fichas adicionadas não sejam necessárias para o pagamento, ou seja, retirar uma das menores fichas da  aposta deixaria o valor do call ou mais: 1) caso o jogador ainda tenha mais fichas no seu stack, a aposta é governada pelo padrão  de 50% da regra 47; 2) caso sejam as últimas fichas do jogador, a aposta é considerada all‐in, mesmo que ela não atinja o limite de  50%. 
 
51. FICHAS DA RODADA ANTERIOR NÃO RECOLHIDAS:   A) Quando um jogador apostar silenciosamente enquanto enfrenta um aumento e possui fichas à sua frente que não foram  recolhidas pelo dealer da sua aposta anterior, vários fatores afetarão se esta aposta é um pagamento ou um novo aumento,  incluindo: se as fichas anteriores cobrem a aposta, se quaisquer fichas anteriores são retiradas, se todas as novas fichas são  necessárias para pagar, e quaisquer gestos que o jogador faça. Como podem existir inúmeras possibilidades, os jogadores são  orientados a declarar verbalmente as suas apostas antes de colocar novas fichas juntas daquelas que já estavam à frente da  aposta anterior.    B) Enquanto enfrentando uma aposta, claramente recolher fichas antes de apostar, compromete o jogador com um pagamento ou  um aumento, ele não poderá retornar as fichas e desistir da mão.    52. NÚMERO DE AUMENTOS PERMITIDOS: Não há limite para o número de raises em no‐limit e pot‐limit. Em eventos limit, há um  limite de raises mesmo quando em heads‐up até que o torneio chegue a dois jogadores; o limite da casa se aplica.    53. AÇÃO ACEITA: Poker é um jogo de contínua observação e atenção. É responsabilidade do pagador determinar a quantidade  correta da aposta de um oponente antes de pagar, independentemente do que é afirmado pelo dealer ou jogadores. Se um  pagador solicita uma contagem, mas recebe informações incorretas do dealer ou jogadores, então coloca o valor no pote, o  pagador assume a plena e correta ação e está sujeito ao valor ou aposta all‐in correta. A regra nº 1 pode ser aplicada em  determinadas situações, a critério do diretor do torneio.    54. APOSTAS E O VALOR DO POTE:   A) Os jogadores só poderão ser informados do valor do pote em jogos pot‐limit. Os dealers não contarão o pote em jogos limit e  no‐limit.    
  
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B) Antes do flop, caso o jogador que esteja no SB ou BB tenha um stack menor do que o valor inteiro dos blinds (i.e., está all-in com menos do que o blind), o cálculo do pot limit será feito como se os blinds estivessem completos, permitindo a abertura para um valor normal do pot limit. Após o flop os potes serão calculados baseado no valor correto do pote.   C) Declarar “eu aposto o pote” não é uma aposta válida em jogos no‐limit, mas compromete o jogador em fazer uma aposta de um  valor válido (pelo menos o valor mínimo), e o sujeita a penalidades. Se o jogador está enfrentando uma aposta, ele deverá realizar  um aumento válido. 
 
55. DECLARAÇÕES INCORRETAS  DE APOSTAS:  Se  um  jogador  não  enfrenta  uma  aposta  e:  A)  declara  “paguei”  ou  “call”,  será  considerado um check; B) declara “raise” ou “aumento”, o jogador deverá no mínimo realizar uma aposta mínima. Um jogador  declarando “mesa” ou “check” quando enfrentar uma aposta poderá pagar ou desistir, mas não poderá aumentar.    56. STRING BETS E AUMENTOS: Os dealers serão responsáveis por rejeitar string bets. 
 
57. APOSTAS FORA DE PADRÃO OU CONFUSAS: Jogadores assumem os riscos da utilização de terminologia e gestos não oficiais.  Estas podem ser interpretadas de uma maneira diferente da intenção do jogador. Além disso, quando o valor de uma aposta pode,  razoavelmente, ter vários significados, será utilizado o maior valor razoável inferior ou igual ao valor do pote no momento da  aposta.  Exemplo:  NLHE  200‐400:  há  menos  do  que  5.000  no  pote.  Um  jogador  anuncia  “aposto  cinco”  sem  maiores  esclarecimentos. Caso não esteja claro se o significado de “cinco” é 500 ou 5000, a aposta será encarada como de 500. Caso  houvesse mais de 5.000 no pote, a aposta seria de 5.000. O valor do pote significa todas as apostas anteriores, incluindo apostas à  frente dos jogadores que ainda não foram recolhidas. Veja regras 2, 3, 40 e 46. 
 
58. DESISTÊNCIAS FORA DO PADRÃO: Se a qualquer momento antes da última rodada de apostas houver uma desistência quando  não enfrentando uma aposta (ex: após um pedido de mesa ou sendo o primeiro a agir pós‐flop), ou desistir fora da própria vez,  ambas são ações permanentes e podem estar sujeitas a penalidades. 
 
59. DECLARAÇÕES CONDICIONAIS E PREMATURAS:   A) Declarações condicionais sobre ações futuras são fora do padrão e desaconselhadas. A validade delas será regida pelo critério do DT que poderá penalizar a atitude. Exemplo: declarações tipo “se – então” como “se você apostar, aumentarei”.  
 
B) Se o jogador A declara “aposta” ou “aumento” e B anuncia o pagamento antes que A diga qual é o valor exato da sua aposta, o DT determinará qual será o critério, incluindo, possivelmente, obrigar B a pagar qualquer valor que A apostar. 
 
60. CONTAGEM DAS FICHAS DO ADVERSÁRIO: Os jogadores têm direito a uma estimativa razoável de fichas dos adversários (Regra  25). Os jogadores só podem solicitar uma contagem mais precisa se  for a vez dele de agir e se estiver enfrentando uma aposta allin. O jogador all‐in não é obrigado a contar; se ele assim optar, o dealer ou floor vai contá‐lo. Ação aceita se aplica (ver Regra 53).  A regra sobre fichas visíveis e contáveis (Regra 25) auxilia bastante na precisão da contagem. 
 
61. APOSTA A MAIS PARA OBTER TROCO: Apostas não devem ser utilizadas para obter troco. Colocar fichas a mais do que o  necessário pode causar confusões. Exemplo: A aposta 325 e B silenciosamente coloca 525 (uma ficha de 500 e uma de 25),  esperando que 200 lhe sejam dados de troco. Este é um raise para 650 sob a regra de múltiplas fichas (Regra 50).  
 
62. ALL‐IN COM FICHAS ESCONDIDAS: Se A aposta all‐in e uma ficha oculta é encontrada atrás depois que outro jogador pagou, o DT  vai determinar se esta ficha faz parte da ação aceita ou não (regra 53). Se não faz parte da ação, A não terá esta ficha paga se ele  ganhar. Se A perder, ele não é salvo pela ficha e o DT pode entregar esta ficha ao ganhador da mão.  JOGADAS: OUTRAS  
 
63. FICHAS OCULTADAS E TRANSPORTE DE FICHAS: Jogadores não poderão transportar ou segurar fichas de torneio de maneira que  elas fiquem escondidas. Um jogador que o faça desistirá destas fichas e poderá ser desqualificado. As fichas serão retiradas da  competição.  A  ADTP  recomenda  que  a  organização  providencie  racks  ou  sacos  transparentes  para  que  as  fichas  sejam  transportadas quando necessário. 
 
64. FICHAS PERDIDAS E ENCONTRADAS: Fichas perdidas e depois encontradas serão retiradas da competição e retornadas ao  inventário do torneio.    65. MÃOS ACIDENTALMENTE RECOLHIDAS/CORROMPIDAS/ EXPOSTAS:   A) Jogadores são responsáveis por proteger as suas cartas todo o tempo, incluindo no showdown, enquanto aguardam que as  mãos sejam lidas. Se o dealer acidentalmente retirar cartas, ou se o julgamento do DT for de que as cartas não podem ser 100%  identificáveis com certeza, o participante não terá direito a recuperá‐las e não receberá sua aposta de volta. Se o participante  aumentou a aposta e esta ainda não foi paga o aumento será retornado ao participante.     B) Se uma mão foi corrompida, mas pode ser identificada, ela pode permanecer em jogo, apesar de quaisquer cartas expostas.    66. MÃOS DESISTIDAS (FOLD): Uma mão é considerada desistida (folded) quando ela encosta nas cartas descartadas pelo dealer  (muck), as cartas queimadas, ou a pilha de descarte quando voltada para baixo, seja pelo jogador ou pelo dealer.  Utilizando a  Regra #1, uma pessoa da Organização pode recuperar uma mão descartada e declarar ela viva se ele acreditar que existe uma boa  causa para isso e que a mão correta é facilmente recuperável. Quando estiver frente a uma aposta, o jogador que soltar suas  cartas com um movimento distinto para frente vai ter elas consideradas como 'fold'. A decisão da direção é final.   
  
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67. MÃOS MORTAS E DESISTÊNCIAS EM STUD: Em jogos de Stud, se um jogador levantar as suas cartas abertas da mesa enquanto  enfrenta uma ação, sua mão estará morta. A forma correta de desistir no Stud é fechando todas as cartas abertas e empurrá‐las  ao dealer.    ETIQUETA E PENALIDADES 68. PENALIDADES E DESQUALIFICAÇÃO:   A) Uma penalidade pode ser aplicada se um jogador expuser uma carta com ação pendente, jogar uma carta fora da mesa, violar a regra de um-jogador-para-cada-mão (one-player-to-a-hand), ou para incidentes similares que ocorram. Penalidades serão aplicadas em casos de soft play, abuso, comportamento abusivo, ou trapaças.  
 
B) As opções de penalidades incluem avisos verbais, penalidades de “perda de mãos”, “perda de órbitas” e desqualificação. Sanções de órbitas perdidas serão avaliadas da seguinte forma: O infrator perderá uma mão para cada jogador, incluindo o agressor, que está na mesa quando a infração ocorreu, multiplicado pelo número de rodadas que serão perdidas. A organização poderá julgar penalidade de uma mão, 1, 2, 3 ou 4 rodadas ou desqualificação. Infrações repetidas estarão sujeitas a penalidades cada vez maiores. Um jogador que esteja ausente da mesa cumprindo uma penalidade poderá ser eliminado se suas fichas acabarem em razão dos blinds e ante. 
 
C) Durante uma penalidade, o infrator deve permanecer longe da mesa. As cartas são distribuídas para o seu lugar, seus blinds e antes são cobrados, e a mão é morta depois da distribuição inicial. Em stud, se suas cartas ditarem o bring-in, ele deve postar o bring-in.   D) As fichas de um jogador desqualificado devem ser removidas do jogo.    69. NÃO DIVULGAÇÃO: Os jogadores são obrigados a proteger os demais participantes todo o tempo. Portanto, estando envolvidos  em uma mão ou não, não poderão:  1. Discutir o conteúdo de uma mão viva ou já desistida;  2. Sugerir ou criticar jogadas;  3. Revelar uma mão que ainda não foi mostrada.  O conceito de “one‐player‐to‐a‐hand” será aplicada. Entre outras coisas, esta regra proíbe mostrar uma mão ou discutir estratégia  com outro jogador, espectador ou conselheiro. 
 
70. CARTAS EXPOSTAS E FOLD ADEQUADO: Um competidor que expuser suas cartas enquanto a ação na mão não estiver terminada  poderá receber uma punição, mas não terá sua mão morta ou invalidada. A penalidade terá início ao final da mão. Ao desistir de  uma mão, as cartas devem ser colocadas fechadas sobre a mesa e empurradas para o dealer, porém nunca deliberadamente  expostas ou jogadas altas.    71. MESA/CHECK COM O “NUTS”: Poker é um jogo de ações agressivas. Pedir mesa (“check”) ou apenas pagar uma aposta (“call”)  com a melhor mão possível (“nuts”) sendo o último a falar no river é considerado uma violação automática de “soft‐pay”. O  critério do DT será aplicado.    72. OBJETOS SOBRE A MESA: Os jogadores não poderão colocar quaisquer objetos pessoais com a exceção de um card guard sobre a  mesa do torneio. As regras da casa ditam sobre o uso da borda da mesa. 
 
73. IMAGEM  DO  JOGADOR:  É  proibido  ao  jogador  utilizar  máscaras,  fantasias  ou  quaisquer  outros  meios  que  escondam  completamente o seu rosto e impossibilitem sua identificação de forma permanente. 
 
74. CONDUTA ÉTICA: Poker é um jogo individual. Ações, declarações ou comportamento que comprometam o andamento justo da  competição, sejam estes conscientes ou não, são considerados antiéticos e antidesportivos. A direção irá priorizar a integridade  competitiva do torneio e, para tanto, punir qualquer competidor(es) que venha(m) a trapacear ou agir de maneira antiética ou  ilegal.     Trapaças são todas as atitudes que um indivíduo pode tomar que infrinjam as regras do torneio para obter vantagens na  competição.   Trapaças poderão incluir, porém não estão limitadas a, collusion (jogar em parceria ou time), roubo de fichas, transferência de  fichas entre participantes, do mesmo torneio ou de eventos distintos, marcação de cartas, substituição de cartas ou a utilização de  quaisquer outros métodos ou equipamentos não autorizados.     Define‐se collusion como o comum acordo entre dois ou mais competidores em compartilhar informações ou jogarem em  conjunto  para  obter  vantagem  no  torneio.  Collusion  inclui,  mas  não  se  limita  a,  chip  dumping  (passar  fichas),  soft  play,  compartilhar informações sobre suas cartas com outro competidor, enviar ou receber sinais de/para outro competidor, utilização  de meios de comunicação ou a internet para troca de informações para facilitar o collusion. 
75. CONDUTA COMPORTAMENTAL: No intuito de manter um ambiente aprazível a todos os competidores, de forma a manter o aspecto desportivo do torneio de Poker, a direção poderá, a seu exclusivo critério, penalizar, suspender temporariamente ou desqualificar um participante que agir das seguintes formas, mas não se limitando a:  a. Agir fora de sua vez intencionalmente e/ou repetidamente;   b. Intencionalmente foldar e/ou jogar suas cartas no monte (muck) fora da vez, incluindo abandonar a mesa antes da sua  vez de agir;   c. Intencionalmente e/ou repetidamente declarar cartas diferentes das que possui no showdown;   d. Intencionalmente e/ou repetidamente expor suas cartas com ação pendente na mesa;  
  
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e. Intencionalmente e/ou repetidamente demorar tempo excessivo para agir – atrasar o andamento do jogo;   f. Violar a regra “one player to a hand”, incluindo a discussão ou orientação sobre a mão, com um competidor da mesa ou  observador, enquanto a mão está em curso;   g. Revelar cartas que estão no monte (muck) enquanto uma mão está sendo jogada;  h. Realizar declarações errôneas e/ou falsas ou promovendo ações que possam influenciar a decisão de outro competidor;  i. Qualquer forma de soft play, incluindo verbalmente ou mutualmente aceitando “pedir mesa até o final”, inclusive quando  um terceiro competidor está em all‐in na mão, conspirar para permitir que os competidores sobrevivam a bolha (ex: uma  mesa permanecer dando fold até o big blind na bolha);  j. Instruir ou controlar a ação de outro competidor;  k. Intencionalmente e/ou repetidamente espalhar suas apostas em cima do pote (splash the chips);  l. Jogar  suas  cartas  fora  da  mesa,  jogá‐las  no  dealer  ou  em  outro  competidor  de  forma  agressiva  ou  abusiva,  intencionalmente e/ou repetidamente destruí‐las ou danificá‐las ou a outras propriedades da organização do evento;  m. Adotar comportamento abusivo, perturbador, incluindo celebrações excessivas, palavreado depreciativo e de baixo calão;  n. Utilizar  vestimenta  ou  quaisquer  outros  materiais  que  possam  conter  mensagens  ou  incitações  depreciativas,  preconceituosas, ilegais ou agressivas;  o. Utilizar máscaras ou objetos que escondam a identidade de um competidor;  p. Portar armas de fogo ou armas de quaisquer tipos;  q. Intencionalmente e/ou repetidamente tocar as cartas ou fichas de outro competidor;  r. Agredir física ou verbalmente outros competidores, membros da organização do torneio ou espectadores;  s. Exibir sinais de intoxicação alcoólica, embriaguez ou uso de outras substâncias que venham a alterar o comportamento  social, comprometer o bom andamento do torneio ou desrespeitar os demais competidores; e/ou,  t. Ter a higiene pessoal atrapalhando os outros competidores sentados em suas mesas. A determinação de se a higiene  pessoal de um indivíduo atrapalha os outros competidores será determinada pela Equipe de Supervisão do Torneio, que  pode, a seu critério, implementar sanções em qualquer competidor que se recuse a remediar a situação em uma maneira  
 
 
 
 

Blinds

Nível Duração Small Big Ante
1 40 minutos 50 100
2 40 minutos 100 200
3 40 minutos 150 300
Break 10 min
4 40 minutos 200 400 400
5 40 minutos 300 600 600
6 40 minutos 400 800 800
Break 10 min
7 40 minutos 500 1000 1000
8 40 minutos 600 1200 1200
9 40 minutos 800 1600 1600
Break 10 min
10 40 minutos 1000 2000 2000
11 40 minutos 1200 2400 2400
12 40 minutos 1500 3000 3000
Fim do dia 1
13 40 minutos 1500 3000 3000
14 40 minutos 2000 4000 4000
15 40 minutos 2500 5000 5000
Break 15 min
16 40 minutos 3000 6000 6000
17 40 minutos 3500 7000 7000
18 40 minutos 4000 8000 8000
Break 15 min
19 40 minutos 5000 10000 10000
20 40 minutos 6000 12000 12000
21 40 minutos 7000 14000 14000
Dinner Break 30 min
22 40 minutos 8000 16000 16000
23 40 minutos 10000 20000 20000
24 40 minutos 12000 24000 24000
Break 15 min
25 40 minutos 15000 30000 30000
26 40 minutos 20000 40000 40000
27 40 minutos 25000 50000 50000
Break 15 min
28 40 minutos 30000 60000 60000
29 40 minutos 35000 70000 70000
30 40 minutos 40000 80000 80000
Break 15 min
31 40 minutos 50000 100000 100000
32 40 minutos 60000 120000 120000
33 40 minutos 70000 140000 140000
Break 15 min
34 40 minutos 80000 160000 160000
35 40 minutos 100000 200000 200000
36 40 minutos 120000 240000 240000
Break 15 min
37 40 minutos 150000 300000 300000
38 40 minutos 200000 400000 400000
39 40 minutos 250000 500000 500000
Break 15 min
40 40 minutos 300000 600000 600000
41 40 minutos 350000 700000 700000
42 40 minutos 400000 800000 800000
Break 15 min
43 40 minutos 500000 1000000 1000000
44 40 minutos 600000 1200000 1200000
45 40 minutos 700000 1400000 1400000
Break 15 min
46 40 minutos 8000000 1600000 1600000
47 40 minutos 1000000 2000000 2000000
48 40 minutos 1200000 2400000 2400000
Ranking

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO 
 
Todos os torneios realizados no CPP 2019, excluindo-se satélites e eventos exclusivos para algum segmento de público (por exemplo, torneios “Ladies only”, Seniors, Freeroll, Imprensa, Staff, etc.), contarão pontos para o ranking. Um jogador, para ser elegível aos prêmios do ranking, deverá ter participado de, no mínimo duas etapas do CPP 2019 e ter sido premiado em pelo menos dois torneios. Apenas jogadores premiados oficialmente terão seus pontos computados. Um acordo entre os jogadores, que objetive aumentar o número de premiados em um torneio, não será levado em consideração. Exemplo: são premiados 24 jogadores e há um acordo na bolha para “salvar” o 25º colocado. O 25º colocado poderá receber a premiação, porém, não será pontuado. Qualquer acordo financeiro entre os jogadores em uma mesa final automaticamente atribuirá a todos os restantes a pontuação relativa à posição do próximo jogador eliminado. Exemplo: um acordo entre os quatro finalistas restantes de um torneio dará pontuação de 4º colocado a todos. 

 

Pontuação Ranking CCP - Campeonato Paranaensede Poker 2019
 
MAIN EVENT CPP 2019   EVENTOS PARALELOS - CPP 2019
Entradas   Entradas
  até 500 501 a 700 701 a 900 901 ou Mais     até 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60 61 ou mais
800 1000 1200 1500   180 260 350 430 520
680 850 1020 1275   150 215 290 360 430
600 750 900 1125   125 180 240 300 360
560 700 840 1050   105 150 200 250 300
520 650 780 975   85 125 165 210 250
480 600 720 900   60 85 115 145 175
400 500 600 750   50 70 95 120 145
320 400 480 600   40 60 80 100 120
240 300 360 450   40 50 65 80 100
10º 232 290 348 435   10º 40 40 50 60 80
11º 224 280 336 420   11º 40 40 50 60 80
12º 216 270 324 405   12º 40 40 50 60 80
13º 208 260 312 390   13º 40 40 40 50 60
14º 200 250 300 375   14º 40 40 40 50 60
15º 192 240 288 360   15º 40 40 40 50 60
16º 184 230 276 345   16º 40 40 40 50 60
17º 176 220 264 330   17º 40 40 40 50 60
18º 168 210 252 315   18º 40 40 40 50 60
19º 160 200 240 300   19º 40 40 40 50 60
20º 152 190 228 285   20º 40 40 40 50 60
21º 144 180 216 270   21º 40 40 40 50 60
22º 136 170 204 255   22º 40 40 40 50 60
23º 128 160 192 240   23º 40 40 40 50 60
24º 120 150 180 225   24º 40 40 40 50 60
25º 112 140 170 213   25º 40 40 40 40 50
26º 106 130 160 200   26º 40 40 40 40 50
27º 100 120 150 188   27º 40 40 40 40 50
28º 80 120 150 188   28º 40 40 40 40 50
29º 80 120 150 188   29º 40 40 40 40 50
30º 80 120 150 188   30º 40 40 40 40 50
31º 80 120 150 188   31º 40 40 40 40 50
32º 80 120 150 188   32º 40 40 40 40 50
33º 80 120 150 188   33º 40 40 40 40 50
34º 80 120 150 188   34º 40 40 40 40 50
35º 80 100 120 150   35º 40 40 40 40 50
36º 80 100 120 150   36º 40 40 40 40 50
37º 80 100 120 150   37º 40 40 40 40 40
38º 80 100 120 150   38º 40 40 40 40 40
39º 80 100 120 150   39º 40 40 40 40 40
40º 80 100 120 150   40º 40 40 40 40 40
41º 80 100 120 150   41º 40 40 40 40 40
42º 80 100 120 150   42º 40 40 40 40 40
43º 80 80 100 125   43º 40 40 40 40 40
44º 80 80 100 125   44º 40 40 40 40 40
45º 80 80 100 125   45º 40 40 40 40 40
46º 80 80 100 125   46º 40 40 40 40 40
47º 80 80 100 125   47º 40 40 40 40 40
48º 80 80 100 125   48º 40 40 40 40 40
49º 80 80 100 125   49º 40 40 40 40 40
50º 80 80 80 80   50º 40 40 40 40 40
     
Da 50ª posição em diante sempre serão 80 pontos   Da 50ª posição em diante sempre serão 40 pontos
Sempre respeitando a faixa de premiação   Sempre respeitando a faixa de premiação

 
 
  
 
 
 
RANKING 
 
Para a temporada do Campeonato Paranaense de 2019 a Federação Paranaense de Texas Hold’em irá premiar os 15 melhores colocados do ranking CPP 2019 com um pacote para o BSOP Millions 2019. O pacote inclui Buy-in do Main Event do BSOP Millions 2019 mais R$ 2.000,00 para despesas de viagem (passagens/hospedagem/alimentação). O campeão do ranking além do pacote descrito acima e Bracelete de Campeão Paranaense, terá ainda vaga garantida na Seleção Paranaense para as disputas do Campeonato Brasileiro de Equipes em 2020. O campeão paranaense 2019 será o atleta que somar o maior número de pontos nas 05 (cinco) Etapas que compõem o CPP 2019 (Main Event 200K, K.O, Omaha 10K, High Roller 30K e Last Chance 10K). O primeiro colocado do ranking 2019 será declarado CAMPEÃO PARANAENSE de 2019 caso o mesmo tenha participado de, no mínimo duas etapas do CPP 2019 e ter sido premiado em pelo menos dois torneios. Em caso de empate serão usados os seguintes critérios de desempate:  - Melhor resultado em Main Event;  - Melhor resultado no Torneio de Omaha; - Melhor resultado no High Roller. - Maior quantidade de ITM’s - Maior Premiação Total Acumulada em 2019. 
 


AGENDA - TORNEIOS DE POKER

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